Descontraído e sociável, o Setter Inglês é uma ótima raça para famílias com crianças e estilos de vida ativos. Enquanto silencioso dentro de casa, o Setter Inglês é enérgico e animado ao ar livre, feliz em correr, caminhar, brincar e brincar, contanto que esteja na coleira ou em uma área cercada. Embora não sejam necessariamente considerados um cão de guarda, os Setters ingleses podem latir ao se aproximarem de estranhos e de qualquer vida selvagem que eles espiem da janela.
Aparência geral
O Setter Inglês é descrito como um cão de aparência moderada e elegante, diz Carl Sillman, PhD e historiador da English Setter Association of American. “Ele tem uma cabeça elegante com stop bem definido e expressão suave e inteligente.”
Setters ingleses também têm pêlos longos e sedosos, o que é uma revelação absoluta para a raça. Seus cabelos são franjados na barriga, pernas e cauda. “O Setter Inglês é uma raça de pêlo duplo”, diz Sillman. “Há uma pelagem superior branca e várias cores de pelagem inferior que dão à raça sua aparência manchada característica, que é descrita como ‘Belton’”.
Setters ingleses vêm em várias cores comuns: preto e branco (azul Belton), laranja e branco (laranja Belton) e os mais raros limão e branco (limão Belton) e fígado e branco (fígado Belton). Eles também podem ser tricolores, que são pretos e brancos com pontos castanhos no focinho e nas patas dianteiras.
Temperamento e comportamento
Esta raça amorosa e gentil também é calma e amigável, o que significa que eles se dão bem com crianças e outros animais. Enquanto eles ficam felizes em descansar em suas casas, uma vez do lado de fora, sua natureza ativa e instinto de caça assumem o controle. Esta raça se destaca em obstáculos de agilidade, pode encontrar seu caminho para fora de cercas abaixo do padrão e adora caçar. É importante fornecer a um Setter Inglês muitos brinquedos, bem como bastante tempo ao ar livre para correr e vagar.
Treinamento
Esta raça é moderadamente fácil de treinar, especialmente se você começar a treinar em uma idade jovem e permanecer consistente. Eles podem ser teimosos às vezes e seu passado de caça freqüentemente os leva a serem pensadores independentes, mas com consistência e gentileza a maioria dos Setters ingleses podem ser treinados facilmente.
“Embora originalmente criados para a caça, os Setters ingleses podem ser treinados para participar com sucesso em uma série de atividades sancionadas pelo AKC, incluindo exibição de conformação, testes de campo, obediência, rally, agilidade, rastreamento, trabalho de nariz e muito mais”, diz Sillman. “Eles são inteligentes e intuitivos. O truque é não deixá-los ficar entediados durante o treinamento. Eles não respondem bem ao reforço negativo (punição), mas se dão bem com o incentivo. ”
Hábitos e exercícios
O Setter Inglês é uma raça ativa que adora caçar, correr e explorar. Por esse motivo, eles devem ser sempre passados na guia, diz Sillman. Eles se dão bem em um ambiente ao ar livre, desde que você fique de olho neles, já que os Setters ingleses são conhecidos por encontrar seu caminho para fora de áreas cercadas. Ao construir uma cerca para o quintal do seu cachorro, Sillman recomenda torná-la com 6 pés de altura no mínimo.
Nutrição
O Setter Inglês é geralmente uma raça ativa, mas ainda pode ficar acima do peso com alimentação excessiva ou exercício insuficiente. É melhor alimentar os Setters ingleses com refeições controladas por porção adequadamente medidas de uma dieta balanceada de alta qualidade. Evite oferecer restos de comida ou quantidades excessivas de guloseimas, pois elas podem rapidamente acumular quilos indesejados.
Cuidado preventivo
Embora os testes de triagem antes da criação sejam úteis para diminuir a incidência de algumas condições dentro da raça Setter Inglês, como displasia do quadril ou do cotovelo, nenhum teste pode prevenir definitivamente tais condições ortopédicas. Para minimizar muitos dos problemas associados a essas condições, os proprietários de Setters ingleses devem ter o cuidado de garantir que seu cão mantenha um peso corporal saudável e receba bastante exercício físico regular. Os cães afetados também podem se beneficiar das propriedades antiinflamatórias dos ácidos graxos do óleo de peixe, bem como dos medicamentos prescritos.
Os setters ingleses também têm uma incidência maior do que o normal de dermatite por Malassezia ou infecções cutâneas por fungos. Essas infecções podem ser evitadas se os gatilhos subjacentes forem identificados e tratados, e podem ocorrer com menos frequência com o uso regular de xampus ou lenços umedecidos antifúngicos sob a orientação de um veterinário.
Problemas de saúde herdados
Embora os Setters ingleses sejam geralmente uma raça saudável, certas condições de saúde podem ocorrer com maior frequência ou através da genética. Criadores responsáveis devem realizar uma série de triagens e testes genéticos antes de criar, na tentativa de diminuir a incidência de muitas dessas doenças dentro da raça. Essas condições podem incluir, mas não estão limitadas a, as seguintes: dermatite por Malassezia , surdez congênita, lipofuscinose ceróide, ectrópio, atrofia progressiva da retina, displasia do quadril e displasia do cotovelo.
Você sabia?
- A palavra “Belton” é única para esta raça e é usada para descrever os padrões de cores da pelagem salpicada que você encontrará em um Setter Inglês. O termo é derivado da cidade de Belton, Inglaterra, onde um grande número de Setters ingleses era conhecido por ter um casaco especialmente manchado, diz Sillman.
- Os ossos e articulações dos setters ingleses podem não atingir a maturidade completa até que eles tenham entre 18 meses e 2 anos de idade, o que significa que qualquer atividade extenuante deve ser evitada com filhotes antes disso.
- Os primeiros Setters ingleses foram treinados na Inglaterra, há mais de 400 anos, para “se fixar” (ou agachar) assim que encontrassem pássaros para os caçadores, que então lançariam redes sobre suas presas.