Uma das coisas mais adoráveis que os cães fazem é inclinar a cabeça quando falamos com eles. A inclinação da cabeça canina derrete nossos corações a cada vez e nos faz cobri-los de sorrisos e encorajamento. É bem possível que você tenha encontrado aquele ruído perfeito para fazê-los inclinar a cabeça, ou talvez seu cão apenas o faça aleatoriamente.
Mas por que os cães inclinam a cabeça? Existe um significado por trás disso? Poderia haver várias razões, e nós ao menos entendemos o que significa esse adorável comportamento canino? A resposta curta é sim. Na verdade, existem vários motivos pelos quais isso pode estar acontecendo.
No artigo a seguir, examinaremos onze diferentes razões possíveis para seu filhote estar inclinando a cabeça. Isso ajudará a garantir que você entenda melhor seu filhote no futuro. Então, vamos falar sobre os motivos mais comuns pelos quais você pode ver esse comportamento adorável.
Eles ouvem um som interessante

Se o seu cão inclina a cabeça, geralmente é devido a um som agudo ou interessante.
O motivo mais comum pelo qual seu filhote pode inclinar a cabeça é porque ouviu algum som interessante. Pode ser um barulho agudo, outro cachorro latindo enquanto eles passam ou qualquer coisa fora do comum. É muito comum que isso aconteça quando há um novo som que o cachorro ainda não conhece, então não é nada para se preocupar.
Eles estão curiosos

Seu cão pode estar apenas curioso para saber o que você está fazendo.
Essa pode ser a maneira de seu cão mostrar curiosidade em relação ao que você está tentando dizer. Não falamos a mesma língua que nossos amigos peludos, então a conversa humana comum pode deixá-los confusos. A inclinação da cabeça de um cão pode ser sua reação ao ouvir uma declaração desconhecida e simplesmente tentar descobrir o que você pode estar tentando comunicar. Assim como você e eu podemos encolher os ombros quando não entendemos algo totalmente, esta pode ser a maneira do seu filhote de dizer “por favor, explique”.
Eles são empáticos

Os cães são intuitivos e podem sentir quando seus donos estão chateados.
Estudos recentes provaram que nossos amigos caninos podem ler as emoções em nossos rostos. Como dono de um animal de estimação, você provavelmente já passou por momentos em que seu filhote se aninhou ao seu lado em um dia particularmente difícil. Isso ocorre porque nossos cães nos conhecem com o tempo e podem sentir quando algo parece um pouco estranho .
Ao pesquisar a capacidade de nossos cães de ler emoções em nosso rosto, alguns estudos sugerem que os cães oferecem pistas sutis para mostrar sua empatia em relação ao que estamos sentindo. Por causa disso, alguns acreditam que a inclinação da cabeça de um cachorro pode ser uma maneira de nos mostrar que se importam.
Eles sabem que é algo fofo

Seu cão pode ter percebido que esse comportamento é adorável.
Não há dúvida sobre isso, inclinações da cabeça canina são adoráveis. Cada vez que nossos cães participam desse comportamento, normalmente oferecemos a eles um sorriso ou qualquer outro sinal de encorajamento. Nossos amigos peludos são extremamente espertos e rapidamente percebem coisas que lhes trazem atenção extra.
Seu amor pelo reforço positivo os levará a continuar qualquer comportamento que lhes dê um sorriso, fazendo-os repetir o comportamento daqui para frente. Eles sabem que inclinar a cabeça é uma graça, então eles continuam fazendo isso!
Para melhorar sua audição

Os cães podem perder a audição com a idade e inclinar a cabeça para ouvir melhor.
Muitos especialistas caninos acreditam que nossos cães inclinam a cabeça para garantir que eles captem todos os sons que vêm em sua direção. Embora saibamos que nossos cães têm uma audição impecável , eles podem acreditar que inclinar a cabeça oferecerá a melhor captação de sons possível.
A maioria das inclinações da cabeça são seguidas de foco intenso e concentração na pessoa ou objeto que está fazendo o som, solidificando ainda mais o fato de que eles estão tentando absorver tudo. Isso pode ser especialmente verdadeiro em cães com orelhas grandes ou moles, suas orelhas podem obstruir certos sons que chegam até eles.
Para melhorar sua visão

Alguns cães podem ajustar o ângulo da cabeça para melhorar a visão.
Muitos especialistas em cães acreditam que a inclinação da cabeça de um cachorro pode ser devido ao fato de que seus focinhos obstruem sua visão. Alguns cães têm narizes longos que interferem na capacidade de ler as emoções em nosso rosto, especialmente raças com focinhos pontiagudos. Estudos recentes mostram que cães com focinhos longos têm dificuldade em ver a parte inferior de nosso rosto. Uma vez que grande parte de nossa emoção pode ser determinada pela posição da boca, isso pode tornar a decifração difícil para nossos filhotes.
Nossos cães têm uma necessidade profunda de nos compreender, o que significa que farão todo o possível para determinar a emoção em nosso rosto. Inclinar a cabeça move o focinho para fora de sua visão, permitindo que eles vejam melhor a parte inferior de nosso rosto. Esse fato é ainda mais solidificado pelos resultados de um estudo recente comparando raças de focinho longo com raças braquicefálicas (aquelas com focinho curto). Este estudo descobriu que 71% dos cães com focinhos longos inclinam a cabeça, enquanto apenas 50% das raças braquicefálicas o fazem.
Eles sabem que isso traz uma recompensa

Alguns filhotes sabem que uma recompensa está chegando e inclinam a cabeça.
Como mencionamos acima, nossos cães percebem rapidamente quais comportamentos lhes oferecem uma recompensa. Quer a recompensa seja sua atenção ou uma guloseima saborosa, eles logo repetirão o comportamento para reivindicar aquele prêmio com mais frequência. Uma vez que a inclinação da cabeça do canino é tão adorável, frequentemente sorriremos com esse comportamento ou ofereceremos atenção positiva cada vez que eles o fizerem. Nossos amigos peludos são espertos e rapidamente perceberão que esse comportamento adorável lhes trará a recompensa que desejam.
Eles reconhecem uma palavra

Quando um cão reconhece uma palavra ou comando, ele pode ajustar a cabeça.
Todo cachorro tem uma lista de palavras que eles realmente amam. Eles sabem que certas palavras levam a suas recompensas favoritas e rapidamente as reconhecem cada vez que são ditas. Se eles reconhecem os tons ou a palavra real e seu significado, geralmente causa uma onda de excitação cada vez que são falados.
Quando um cão está feliz, ele pode erguer as orelhas e balançar o rabo com entusiasmo. Isso pode até ser acompanhado por uma rápida inclinação da cabeça, apenas para verificar se eles realmente ouviram sua palavra favorita. Se o comportamento for seguido por uma explosão de excitação, eles podem ter acabado de reconhecer uma palavra que amam.
Seus ouvidos doem
Outras preocupações médicas

Você deve verificar quaisquer preocupação médica em potencial se a inclinação se tornar uma ocorrência frequente.
Você deve se preocupar?
Então, quando você deve se preocupar? Enquanto a maioria das inclinações da cabeça dos caninos são apenas um sinal de um filhote de cachorro curioso, existem alguns casos que envolvem algo um pouco mais complicado. Para ajudá-lo a entender melhor quando isso está se tornando uma preocupação, existem alguns sinais a serem observados.
Você deve se preocupar quando:
- Seu cachorro inclina a cabeça sem nenhum barulho.
- Eles parecem tontos ou desorientados.
- Seu cachorro está instável em seus pés.
- Você nota sujeira preta ou detritos em seus ouvidos.
- Seu filhote cutucando agressivamente as orelhas.
- Seu cachorro está balançando a cabeça profusamente.
- Suas orelhas parecem vermelhas ou inflamadas.
- Seu filhote tem nistagmo (movimentos oculares involuntários e rápidos).
- É acompanhado por sintomas neurológicos, como convulsões, confusão, etc.
- Eles parecem ter uma mudança de visão.
- Qualquer outra mudança de comportamento.
Se o seu filhote se enquadrar em qualquer categoria acima, é melhor levá-lo a um veterinário. Se o seu filhote não tiver começado a inclinar a cabeça aos 6-8 meses de idade, provavelmente nunca exibirá esse comportamento. Se o seu cão adulto de repente começar a inclinar a cabeça sem um gatilho de som óbvio, é melhor descartar qualquer preocupação médica com o seu veterinário.