Não há nada melhor do que se enroscar com seu cachorro depois de um longo dia. Isto é, até que seu cachorro comece a roncar.
O ronco é causado quando o ar vibra ao entrar ou sair da garganta. Normalmente, o ar flui suavemente pelo nariz ou boca, na garganta e descendo pela traqueia. Existem muitas coisas que podem fazer com que o ar vibre.
Raça : raças de nariz curto, como Bulldogs e Pugs, são muito propensas a ter problemas de ronco. Conhecidos como “braquicefálicos” , esses cães costumam ter o palato mole alongado. Isso significa que o tecido da parte posterior da boca é muito longo e pode ficar pendurado na garganta, causando ronco. Embora o ronco por si só não seja um problema de saúde, os cães que roncam devido ao palato mole alongado têm maior probabilidade de ter dificuldade para respirar e até mesmo apresentar dificuldade respiratória.
Obesidade : o excesso de peso pode fazer com que os cães ronquem. O excesso de tecido na garganta aumenta a probabilidade de ronco, assim como a gordura que empurra uma via aérea já comprometida.
Infecção dos seios da face: se os seios da face estiverem entupidos, o ar não flui suavemente através deles. Esse fluxo de ar turbulento vibra ao atingir a garganta, criando ronco.
Alergias : Como uma infecção sinusal, as alergias podem causar inflamação e fluxo de ar turbulento que leva ao ronco dos cães. Isso pode ser devido a alérgenos sazonais ou irritantes internos, como fumaça de cigarro.
Quando o ronco dos cães é um problema?
O ronco não é necessariamente um motivo de grande preocupação. Muitos cães que roncam nunca apresentam problemas respiratórios graves. Por exemplo, alguns cães só roncam quando dormem em uma determinada posição.
No entanto, o ronco pode ser o primeiro sinal de um problema mais sério. Um cão que começou a roncar recentemente, mas que não tem nenhuma das causas identificáveis listadas acima, pode ter algo bloqueando suas passagens nasais. Pode ser um objeto estranho, infecção ou até câncer. É melhor pedir ao seu veterinário para fazer um exame físico completo.
Os cães que roncam regularmente podem correr o risco de problemas respiratórios graves. Os cães braquicefálicos podem ter algumas ou todas as características da síndrome braquicefálica. Essa síndrome pode causar dificuldade respiratória grave e até morte súbita.