Depois de uma longa caminhada no parque, muitos pais de animais de estimação se perguntam: “Meu cachorro está suando?” Nossos cães usam casacos de pelos, então pode ser difícil saber o que exatamente está acontecendo lá embaixo. Apesar dos rumores em contrário, os cães suam! No entanto, o suor é apenas uma pequena parte de como os cães regulam sua temperatura corporal.
Como os cães suam
Quando as temperaturas estão subindo, você não encontrará seu cão encharcado de suor, mesmo que você esteja. Isso ocorre porque os cães têm glândulas sudoríparas funcionais apenas em algumas partes do corpo.
Os cães têm glândulas sudoríparas merócrinas e apócrinas. As glândulas sudoríparas merócrinas são muito semelhantes às glândulas sudoríparas que você encontraria em sua própria pele. Eles produzem suor e ajudam a resfriar o corpo; em cães, as glândulas sudoríparas merócrinas são encontradas apenas nas patas. As glândulas apócrinas, que são encontradas em todo o corpo do cão, servem principalmente para liberar feromônios, que os cães usam para ajudar a identificar uns aos outros.
O Processo de Resfriamento
Os cães têm um processo triplo de resfriamento: técnicas limitadas de suor, respiração ofegante e vasodilatação.
Os cães usam a respiração ofegante como principal forma de regulação da temperatura corporal. A respiração ofegante é a respiração com a boca aberta e o bater de língua que você pode ter observado quando seu cachorro está com calor. Ofegar ajuda a resfriar seu cão ao evaporar o líquido da superfície da língua e dos pulmões.
Os cães também usam um processo chamado vasodilatação para regular a temperatura corporal interna. A vasodilatação envolve o alargamento dos pequenos vasos sanguíneos na superfície externa do corpo para resfriar mais sangue antes de retornar internamente. Os vasos sanguíneos do rosto e das orelhas são particularmente importantes para esse processo.
Superaquecimento
Infelizmente, nossos companheiros caninos simplesmente não são tão bons quanto os humanos em se refrescar. Casacos de pele são isolantes naturais muito úteis, no entanto, quando a temperatura corporal de um cão aumenta, o isolamento extra significa que levará mais tempo para esfriar. Além disso, o processo de resfriamento triplo dos cães não é tão eficaz quanto a sudorese humana. Isso significa que nossos cães estão sujeitos a estresse por calor, exaustão por calor e até insolação.
Se não for tratada, a insolação pode ser fatal. Os sinais de que seu cachorro está superaquecendo incluem:
- Ofegante persistente e pesado
- Profusa babando
- Temperatura corporal elevada
- Gengivas vermelhas brilhantes
- Frequência cardíaca elevada
- Frequência cardíaca irregular
- Tremores musculares
- Ataxia (falta de coordenação)
- Convulsões
- Inconsciência
Se você notar algum dos sinais clínicos acima ou estiver preocupado com o fato de seu cão estar superaquecido, leve-o imediatamente a um veterinário.
Ajudando seu cachorro a ficar legal
A prevenção é a chave para evitar estresse por calor ou insolação.
O principal papel que os pais dos animais de estimação podem desempenhar é controlar os ambientes em que seus cães vivem durante o tempo quente. O acesso a água fria 24 horas por dia e muita sombra ao ar livre são importantes. Árvores ou unidades de sombra são melhores do que uma casinha de cachorro, que não é ventilada.
Quando estiver dentro, monitore a temperatura e ligue os ventiladores ou o ar condicionado se ficar muito quente. Um cão nunca deve ser deixado sozinho no carro, não importa o tempo, pois a temperatura interna pode disparar em questão de minutos.
Mais algumas dicas para ajudar seu cão a se refrescar:
- Quando está calor lá fora, preste atenção à hora do dia em que você exercita seu cão, escolhendo as noites e manhãs mais frias ao calor do meio-dia.
- Deixe seu cão desfrutar de um mergulho na água em uma praia ou lago para cães.
- Uma pequena piscina rasa pode ser um prazer divertido no quintal.
- Os cortes de cabelo curtos de verão reduzem o efeito isolante dos casacos de pele.
- Congele fatias de maçã e dê banana amassada em bandejas de gelo para um deleite refrescante.