Seu animal de estimação está em dia com as vacinas anti-rábicas? Caso a resposta seja não, recomendamos corrigir isso imediatamente. A raiva é extremamente perigosa. Apenas a palavra “raiva” tende a evocar algumas imagens assustadoras nos olhos da mente. E como a raiva é uma doença zoonótica, o que significa que pode ser transmitida de animais para humanos, é particularmente perigosa.
Felizmente, a raiva foi praticamente eliminada na maioria do países, graças à vacinação moderna e às medidas de controle de animais selvagens. Ainda assim, é muito importante que você tome as devidas precauções para manter seu animal de estimação seguro. Veja como:
Vacine seu animal de estimação
O grupo principal de vacinação do seu animal de estimação deve incluir a vacina contra a raiva. Esta é sua primeira linha de defesa contra o vírus da raiva. Cachorros e gatinhos com apenas três meses de idade ou mais podem receber a vacinação anti-rábica e provavelmente precisarão de algumas doses de reforço de acompanhamento antes de receberem vacinas anti-rábicas adicionais a cada três anos ou mais.
Se o seu animal de estimação precisa da vacina anti-rábica, ou se você não tem certeza se o seu animal já recebeu esta vacina, ligue para o consultório do seu veterinário para obter ajuda.
Supervisione ao ar livre
O vírus da raiva é transmitido, principalmente, pela mordida de outro animal infectado. Portanto, é importante ficar de olho no seu animal de estimação ao ar livre para impedi-lo de encontrar animais selvagens, como guaxinins ou gambás. Mantenha o seu animal de estimação na coleira quando for passear e não o deixe se afastar muito. Se você mora em uma área arborizada ou em qualquer lugar por onde os animais selvagens possam passar, não deixe seu animal sair sem supervisão.
Esterilize ou castre
Você pode se surpreender ao saber que esterilizar ou castrar seu animal de estimação é uma boa maneira de prevenir o risco do vírus da raiva. Isso porque esterilizar e castrar reduz o desejo do seu animal de vagar para encontrar um companheiro. Além de evitar o aborrecimento e a dor de cabeça de um animal de estimação perdido, você não precisa se preocupar com a possibilidade de eles entrarem em contato com um animal selvagem que pode estar potencialmente raivoso.
Fique atento a sinais de doença
Os sintomas da raiva incluem letargia, perda de apetite, sensibilidade à luz e ao toque, febre e comportamento agressivo atípico. Convulsões e paralisia podem ocorrer se a doença progredir. Informe imediatamente o seu médico veterinário se notar estes sinais.
Considerando todas as coisas, o risco de raiva é muito baixo para seu animal de estimação. Mas certifique-se de tomar as medidas corretas para mantê-lo assim. Qualquer dúvida, ligue para o consultório do seu veterinário para obter ajuda!